andebol.jpgtrampolins_tumbling_01.jpg_DSC0890.JPGVEM-A-A.pngFD2016.png_DSC9283.JPGSEN2.jpgheader_ginestes.jpgCartaz-Apresentao-2016_17---Cpia.jpg

História

Com o 25 de Abril de 1974, as populações organizaram-se e ganharam forte dinâmica, que se traduziu na criação e fortalecimento de inúmeras associações desportivas, culturais e recreativas. A população do Alto do Moinho não se alheou desse movimento e, em 29 de Abril de 1975, foi registado no Cartório Notarial do Seixal, uma associação com o nome de “Centro Cultural e Recreativo do Alto do Moinho”. Em 5 de Outubro do mesmo ano, abriu pela primeira vez, a sede social. Em 1977 ficaram concluídos os trabalhos de construção de um ringue polivalente.

Em sessão camarária de 26 de Abril de 1979, foi cedido ao CCRAM um terreno de 2752 metros quadrados para fins desportivos, culturais e recreativos. Esta superfície foi, em 25 de Abril de 1981 doada ao CCRAM. Em 3 de Novembro de 1983, o CCRAM passou a ser considerado Instituição de Utilidade Pública.

Em 26 de Abril de 1997, ficou concluída a construção do Pavilhão Gimnodesportivo, designado, Pavilhão Municipal do Alto do Moinho, uma infraestrutura moderna e funcional que dispõe de equipamento desportivo ao nível do melhor existente no país designadamente:
Uma nave central, que possui 1300 lugares sentados e está preparada para a prática de atividades indoor com andebol, basquetebol, voleibol, futsal e outras.

Dois ginásios, onde é possível praticar as diversas classes de ginástica, dança, artes marciais e outras modalidades.

Em 1997 o Pavilhão acolheu a fase final da Taça de Portugal em andebol e em 2000 foi utilizado para torneios internacionais ao nível de seleções.

Em termos culturais e recreativos, o Pavilhão dispõe de três auditórios, com prospectivamente, 86, 63 e 32 lugares, equipados com sistema de vídeo e áudio e ar condicionado preparados para cinema, teatro, conferências, seminários, palestras e reuniões diversas.

Em 2010 inaugurámos o Salão Moinho, um novo salão com cerca de 140 metros quadrados e que está otimizado para o desenvolvimento de atividades desportivas e culturais.

No início de 2011 entraram também ao serviço o Salão da Sede e a Sala da Cultura, instalações que tinham sido utlizadas pelo Centro Clínico do Alto do Moinho e que, através de importantes e profundas obras, foram adaptadas para as atividades culturais e desportivas.

Entre 2007 e 2011 utilizámos o Salão da Cooperativa para as atividades de ginástica e dança. Em 2011 a Cooperativa denunciou o Protocolo e tivemos que encontrar outras alternativas. Assim, foram arrendadas umas instalações no Largo João de Deus, onde decorrem os treinos das artes marciais.

Desde 2006 o CCRAM tem vivido uma fase de expansão e desenvolvimento muito rápidos com a criação de diversas novas atividades desportivas e culturais.

Pese embora a designação do CCRAM seja cultural e recreativa, é no campo desportivo que mais se tem destacado e movimentado maior número de jovens distribuídos por diferentes modalidades, tais como:

Andebol – Com cerca de 150 atletas, é esta modalidade a que maior dimensão atingiu em termos de visibilidade e resultados desportivos, especialmente nas classes de formação que começam nos minis e Bambis (crianças a partir dos 7 anos) passando pelos infantis, iniciados, juvenis e juniores, onde, todos os anos tem alcançado vários títulos distritais, regionais ou até nacionais. Ao longo dos anos o nosso Departamento de andebol tem obtido os melhores resultados do Concelho e constitui-se como um dos mais dinâmicos a Sul do Tejo.

Desde 2001 que estes escalões de formação disputam os campeonatos nacionais da modalidade.

Em 2004 a equipa do escalão de iniciados sagrou-se vice-campeão nacional.

A nível sénior o CCRAM foi campeão da 2ª Divisão no ano de 2001, o que lhe permitiu ascender ao escalão maior da modalidade. Nos anos de 2003 e 2004 disputou o campeonato da Liga Portuguesa de Andebol, do qual saiu devido a graves dificuldades económicas que desde então têm condicionado de forma muito significativa toda a sua atividade. Em diversas ocasiões, o CCRAM correu mesmo perigo grave de se extinguir devido às graves dificuldades económicas provocadas pela dívida colossal atendendo á sua dimensão e à sua incapacidade para lhes dar resposta.

Na época de 2007/2008 a equipa de seniores sagrou-se Campeã Nacional do Campeonato Nacional de Andebol da 3ª Divisão sem derrotas subindo ao Campeonato da 2ª Divisão. Desde então disputa o campeonato nacional da 2ª divisão

Ginástica e Dança – Com cerca de 450 atletas tem alcançado vários títulos regionais e nacionais nas classes de trampolins, mini-trampolins, Tumbling e aeróbica desportiva. Em 2005 um atleta juvenil na classe de Tumbling sagrou-se vice-campeão nacional e obteve o 10º lugar nos campeonatos mundiais. Em Abril de 2011 obtivemos o título individual de Campeão Nacional em Tumbling no escalão de seniores. Em Julho de 2011, pela primeira vez no Concelho do Seixal, a nossa classe de dança Sibilas participou na Gimnaestrada Mundial, em representação de Portugal, realizada em Lousanne, na Suíça.

Atletismo – Com cerca de 60 atletas dos escalões de seniores e veteranos participa em inúmeras provas a nível concelhio, distrital e regional. Tem-se assumido como a melhor equipa do Concelho do Seixal, conquistando sucessivamente o Troféu do seixal e uma das melhores a nível regional. No ano de 2007 foi campeã nacional do INATEL. Em 2010 iniciámos a escola de formação virada para os escalões jovens com grande sucesso. Organizamos o Grande Prémio de Atletismo do Carnaval, que vai já na sua XXVI edição e tem contado com a participação de centenas de atletas o que a transforma numa referência no panorama do atletismo amador. O nosso atleta Nuno Alves, em representação de Portugal, tem conquistado sucessivos títulos de campeão nacional, europeu e mundial nos campeonatos da IBSA (International Blind Sports Association)

Ténis de Mesa – Esta modalidade conheceu um notável desenvolvimento na década de 90. No período entre 1988 e 1006 os atletas do CCRAM conquistaram inúmeros títulos em torneios regionais, torneio do INATEL, em campeonatos distritais e nacionais e mesmo, em representações internacionais. 
De destacar o título de campeão nacional de iniciados femininos (pares) e vice-campeão nacional (por equipas) em 1993. Neste mesmo ano, atletas juniores masculinos integraram a Seleção Nacional que participou no campeonato internacional do CSIT, realizado na Áustria em Maio.


Além desta atividades desportivas, disponibilizamos ainda outras modalidades tais como voleibol, sueca, malha e outras.

A componente cultural também tem sido uma constante. No teatro nos últimos anos criámos ou acolhemos dois grupos de teatro – Os Filhos da Madrugada e o AlmaGesto.

Temos um Coro, uma escola de música onde se ensina a tocar Canto, Piano, Guitarra, Violino, acordeão, etc. Em 2008 criámos um grupo musical infantil “As Cores” que canta canções inéditas e que tem tido um grande sucesso. Funcionam nas nossas instalações aulas de artes decorativas e de bordados.

É de realçar a realização do Moinho D’ouro, um festival da canção juvenil que se destacou no panorama nacional, e teve a participação de figuras públicas da televisão. A realização deste festival esteve interrompida entre 2000 e 2007. Desde 2008 que temos realizado anualmente este festival de âmbito internacional, com um sucesso muito grande.
Desde 2006 que as iniciativas culturais e recreativas têm sido uma constante. Frequentes representações de peças de teatro, colóquios, debates, cinema, de sessões de música como o fado, coros, música popular, e outras; As festas mensais de danças latinas realizadas desde o início de 2008 têm tido uma larga projeção.

Desde 2006 que o CCRAM realiza iniciativas de grandes dimensões que são emblemáticas e têm tido uma grande projeção, tais como os Encontros Interculturais de Saberes e Sabores, o Moinho Fashion, o Festival da Canção Juvenil, os bailes dos Santos Populares, a Passagem do Ano, o Grande Prémio do Carnaval de Atletismo, o Sarau Gímnico de Aniversário, o Torneio da Primavera de Andebol Juvenil, o Torneio do Outono de Andebol (escalão de seniores), o Torneio de Voleibol do Ano Novo, o Sarau Gímnico do Encerramento das Atividades, as Festas de Andebol para crianças até aos 10 anos, etc.
Desde 2007 que o CCRAM se assume como a maior e a mais dinâmica coletividade do Concelho do Seixal e uma das maiores da nossa região.

O presente e o futuro apresenta-se-nos risonho. No entanto a situação do CCRAM ainda encerra alguns perigos que não são de desprezar. Para já a enorme dívida contraída em 2002 e 2003 com o andebol profissional de centenas de milhares de euros que ainda não está completamente liquidada, embora tenha hoje uma muito menor expressão que a que foi identificada em 2006.

Este dinamismo todo é para continuar. Hoje mobilizamos centenas de voluntários que ajudam o CCRAM com regularidade sem nada receber em troca. Temos instalações magníficas que estão a ser rentabilizadas ao máximo.

Joomla templates by a4joomla