Header image alt text


A Escola de Música Tradicional vai abrilhantar o aniversário do Município do Seixal

A nossa Escola de Música Tradicional vai abrilhantar a primeira parte da sessão solene de aniversário da Câmara Municipal do Seixal que se realizará no Fórum Cultural do Seixal, pelas 21.00 horas de 06 de novembro próximo.

É um convite que muito nos orgulha porque o consideramos como um reconhecimento da autarquia da enorme qualidade do trabalho efetuado pela Escola.

De facto a nossa Escola de Música Tradicional tem levado a cabo um notável trabalho de divulgação e promoção da Música Tradicional Portuguesa, que entronca nas mais profundas raízes das tradições, usos e costumes do povo português.

Envolvendo várias dezenas de alunos, praticantes de vários instrumentos tradicionais portugueses como a Gaita-de-foles, a percussão, os cordofones e o canto tradicional, entre outros, alcançou uma qualidade que apenas surpreende quem a não conhece.

Hoje é reconhecida a nível nacional e nos meios onde atua, como tendo sido a pioneira na aproximação do ensino da música tradicional aos moldes das escolas jazz e conservatórios, com cursos que abrangem tanto o instrumento como a vertente mais teórica de âmbito musical.

 

Os seus elementos têm atuado em diversos palcos, de Norte a Sul de Portugal, com alguma relevância no interior Norte do país, onde granjearam grande prestígio e se tornaram numa referência da música popular de qualidade, que replica e dissemina a verdadeira cultura popular construída ao longo de muitas gerações.

Também na nossa região já se tornaram bem conhecidos pelas frequentes atuações, tanto em espetáculos no interior como em arruadas no exterior.

Parabéns pois ao seu diretor, o professor Tiago Morais, aos seus professores, aos seus alunos e a todos quantos têm contribuído para que a verdadeira cultura popular se não perca e tenha continuidade.