Header image alt text


Balanço do Ano 2013

Em altura de mais um final de ano civil, tem cabimento fazer um breve balanço do que foi o CCRAM em 2013.

Mais uma vez, podemos afirmar que no final do ano estamos melhor do que no seu início.

As atividades desportivas, culturais e recreativas que são o nosso grande objetivo, continuam a caraterizar-se por elevadíssimos padrões de diversidade, qualidade e quantidade. Também este ano desempenhámos um papel bem destacado na região. Continuamos a ser a coletividade popular da nossa região com maior dimensão, mais eclética e que presta os melhores serviços às populações.

Apesar da profunda crise que nos últimos anos nos tem afligido, ganhámos novos praticantes, introduzimos novas e importantes atividades e as nossas magníficas instalações continuam a ser exíguas para as necessidades.

Na área desportiva conquistámos lugares de destaque, em termos regionais, nacionais e até internacionais. O mesmo se passou na área cultural, com a participação e conquista de prémios em vários festivais da canção juvenil no estrangeiro. Estas áreas serão tratadas noutras comunicações a colocar posteriormente neste site.

Em termos patrimoniais, tem relevância a construção de uma cozinha nova e o seu apetrechamento com equipamentos industriais que serve de apoio ao bar. Isolámos várias áreas do telhado da sede e procedemos à substituição da cobertura da sala das cartas que se encontrava com infiltrações graves. Equipámos também o Salão Moinho com uma nova cobertura pelas mesmas razões. O Parque das Merendas continuou a ser beneficiado e iniciámos os trabalhos com vista à construção de uns vestiários para servir o Salão do Parque, bem como a construção de casas de banho para serem utilizadas pelos utentes do Parque das Merendas. Procedemos ainda a beneficiações diversas no Salão do Largo. Levámos a cabo ainda diversas reparações no Pavilhão, apesar de essa área não ser da nossa competência.

Em termos de divulgação das nossas atividades, ativámos um novo site, um objetivo que já perseguíamos há alguns anos. Este novo site é mais seguro contém mais informação e dispõe de mais e melhores ferramentas relativamente ao anterior.

Infelizmente ainda não foi este ano que ultrapassámos as dificuldades financeiras provocadas pela enorme dívida herdada do passado. Mas foram criadas expetativas que indiciam poder ser o próximo ano a iniciar essa regularização que urge.

Uma coletividade com este nível de desempenho, teve forçosamente que contar com o apoio de muitas pessoas e instituições.

Todo este sucesso se deve, em primeiro lugar aos sócios que foram participantes ativos na vida do CCRAM, aos colaboradores que remunerados ou voluntários são de um número superior a uma centena e a diversas instituições que desempenharam um papel crucial. É justo realçar os órgãos do poder local. A Câmara Municipal e a Junta de Freguesia que têm sido os grandes suportes de todo este poderoso movimento associativo da nossa terra. Mas também não podemos esquecer a Direção Geral de Reinserção Social que, através da Dra margarida Garcia, colocou aqui largas dezenas de prestadores de trabalho comunitário que levaram a cabo um vasto conjunto de trabalhos em variadíssimas áreas, de que realçamos a manutenção e beneficiação das nossas instalações; A Associação Rato com a qual estabelecemos um Protocolo de colaboração e nos construiu o novo site, dando simultaneamente formação para a sua operação aos nossos colaboradores. Aos nossos patrocinadores, de que destacamos a Pastelaria Doce Creme e o Oculista Castanheira, que apesar da profunda crise económica e social que atravessamos, continuam a colaborar numa obra que a todos dignifica.

Assim, abrem-se boas perspetivas para que o ano que agora começa, continue na senda da expansão e reforço do CCRAM que garantidamente, vai resultar em melhores e mais serviços a prestar às populações.