Header image alt text


Dançando “Sete Pecados”


“Ser Ginete”!  Sabe o que significa?

Pois bem, para simplificar a definição, ser Ginete é ser aluna da Gina (a professora Virgínia Gonçalves). As Ginetes dividem-se em 5 classes: Dança Mix, Corpinhus, Corpus, Sibilas e Ritmus. Existe também o Staff Ginete, o grupo de pais, maridos e filhos que ajudam na logística, figurinos, maquilhagens, fotografam, filmam e apoiam tecnicamente os desafios a que se propõem as diferentes classes. Há uma dinâmica fantástica nesta “família Ginete”!

De há alguns anos a esta parte, a Prof. Virgínia tem visto aprovados pelo Município do Seixal os projetos que apresenta na área da dança, que resultam na realização de espetáculos naquela que é provavelmente uma das salas mais emblemáticas do concelho: o Fórum Cultural do Seixal.

O primeiro e mais curto foi o “Momentos”, uma produção conjunta com um outro grupo do Concelho. Depois vieram “Retalhos” para preparação do “Viagens”, um espetáculo mais ambicioso e na íntegra com marca “Virgínia Gonçalves”. Em 2015 abriu a “Caixa de Pandora”, dando a conhecer histórias e criaturas fantásticas em duas horas de ação.

Chegou a época 2015/2016! Em Setembro, a Prof. Virgínia apresentou às classes o mote do espetáculo para 2016: “Sete Pecados”. O entusiasmo foi geral e começou o trabalho com esse grande objetivo. Só que no início de Outubro, problemas de saúde impediram a Prof. Virgínia de dar aulas. A Íris Ferreira “tomou conta” das classes até Janeiro, desenvolvendo o trabalho possível com imenso esforço e inegável mérito, mas naturalmente que o trabalho decorreu a um ritmo e foco distintos. Ainda assim, o trabalho nunca parou e a Íris abraçou a missão titânica de manter as classes em atividade!

O espetáculo estava agendado para 05 de Maio e as primeiras coreografias começaram a ser terminadas no início de Abril, pouco tempo antes do Gym for Life. Ponderar o cancelamento do “Sete Pecados”? Sim, passou-nos pela cabeça, não só pelo facto da Prof. ainda se encontrar em recuperação mas porque entretanto se foram sucedendo diversos percalços! Só que pela cabeça da Prof. Virgínia só passava uma ideia: “vamos conseguir!”

Depois de muito trabalho, muitas horas sem dormir e muitos ensaios extra (incluindo um Domingo, dia da mãe), no dia 05 de Maio às 21.30h a cortina do Fórum estava a abrir para desvendar este “Sete Pecados”! O mundo dos humanos visto pelos olhos de um gato foi o mote e o palco encheu-se de humor, dança, ternura, cor, drama, som, as luzes encheram o palco de magia. Animais e humanos em confronto ou harmonia numa atmosfera envolvente em que não se deu pelo tempo passar!

Sob orientação das Profs. Virgínia Gonçalves e Íris Ferreira, trabalharam no espetáculo cerca de 80 pessoas! Pelo palco passaram Ginetes de todas as classes, a classe Movimentus da E.S.Cacilhas -Tejo, o hip-hop do Wilson, a voz e guitarra da Mariana e o ator António Fragoso. O Staff Ginete esteve nas luzes, no som, nas projeções, assistência de palco, adereços e registo de imagem.

O público encheu o Fórum e aplaudiu de pé não só a beleza do espetáculo mas também todo o esforço e dedicação dos que levaram esta barca a bom porto!

 

A Prof. Virgínia tinha razão no seu convicto “Vamos conseguir”! Conseguimos!  Agradecemos a sua teimosia mas acima de tudo, a sua genialidade!

Texto: LinaBM
Fotografias: Andreia Cardoso