Header image alt text


Dia Internacional do Yoga | Entrevista à Professora Amélia Salvador

Comemorou-se ontem, dia 21 de Junho, o Dia Internacional do Yoga. Uma modalidade que faz parte da nossa oferta desportiva há 10 anos, lecionada pela professora Amélia Salvador.

Para marcar este dia comemorativo, fizemos uma pequena entrevista à professora, para ficarmos a conhecer um pouco mais desta modalidade que tem tido uma procura cada vez mais evidente, sabermos também quais os benefícios para o nosso bem-estar, e também, a quem se destina esta arte.

 

CCRAM – O que é para si o Yoga?

Amélia Salvador – O Yoga é uma arte milenar que surgiu na Índia, significa união em Sânscrito, a união do homem com o supremo. Pretende levar o ser humano a um estado saudável, de harmonia, paz e serenidade.

No Hatha Yoga, o tipo de Yoga que praticamos tem como foco das práticas o corpo. Combina a prática física ou Asanas, o controlo da respiração ou Pranayama, a Meditação e o Relaxamento, de forma a equilibrar as dimensões, física, emocional, mental e espiritual.

 

CCRAM – Quais são os benefícios do Yoga?

AS – Os principais benefícios são:

  • Diminuição do stress e da ansiedade
  • Aumento de flexibilidade e a força dos músculos
  • Tonificação do corpo
  • Melhoria da postura, aumentando o bem-estar na coluna e costas
  • Estimulação da circulação sanguínea
  • Melhoria da capacidade respiratória
  • Ajuda a desenvolver uma atitude positiva em relação à vida
  • Aumenta a concentração e o equilíbrio emocional
  • Proporciona auto-conhecimento e paz interior

 

CCRAM – Durante o período de quarentena, de que forma o Yoga pode ajudar a mantermos alguma calma e a mente sã?

AS – O Yoga é uma prática que permite manter o corpo ativo, com mobilidade e equilibrado, contribuindo para melhorar o sistema imunitário. Tem um enorme benefício, pois através de práticas regulares desenvolvemos um estado positivo, tranquilo e focado, permitindo manter a tranquilidade mesmo em fases mais difíceis. 

Os vídeos de Yoga que disponibilizámos aos praticantes pelo CCRAM Play permitiu a prática em casa durante toda esta fase. As aulas via vídeo, foram elaboradas de forma a que toda a família pudesse praticar em casa.

 

CCRAM – Fale-nos um pouco da sua ligação com o CCRAM, da sua experiência a dar aulas e da participação desta modalidade em eventos, galas, iniciativas municipais, etc.

AS – É com muito orgulho que já dou aulas de Yoga desde 2010 no CCRAM, pois é um Clube cheio de vida, ativo e que disponibiliza uma enorme oferta de atividades desportivas e culturais à comunidade onde está inserido.

A classe de Yoga tem participado em vários eventos do Clube: Sarau de Encerramento, Festa de Natal, Open Day e Open Week, aulas ao ar livre na Quinta da Marialva. Tem também participado em eventos do Município do Seixal, Agita Seixal, Agita Seixal @casa e nas Manhãs Zen.

 

CCRAM – É professora de yoga no CCRAM há quanto tempo e de onde vem a sua formação?

AS – Sou professora de Yoga no CCRAM desde 2010, formada pela Federação Portuguesa de Yoga e Yoga Alliance Professionals.

 

CCRAM – A quem se destina a prática de Yoga?

AS – O Yoga é para todos.  O Yoga destina-se a todas as pessoas que queiram manter o corpo ativo, saudável, melhorar a respiração, mas que procurem também acalmar a mente e viver de forma tranquila.

No CCRAM as aulas são para pessoas com mais de 16 anos. As aulas de Yoga são às 2a e 4ª feiras, das 18.45h às 19.45h.

 

 

Muito obrigado, prof. Amélia Salvador, pela sua disponibilidade para esta entrevista!

Convidamos todos a experimentar esta arte milenar, que traz muitos benefícios para a nossa mente e para o nosso corpo!