Header image alt text


INFORMAÇÕES GERAIS – Ginástica de Competição

Ginástica de Competição
Atualmente, no CCRAM pode praticar-se ginástica na vertente de competição nas seguintes especialidades: Trampolim, Duplo Mini-trampolim, Tumbling e Aeróbica. Em todas estas modalidades participamos nos campeonatos regionais, realizados pela Associação de Ginástica do Distrito de Setúbal nos quais muitos dos nossos atletas conseguem o apuramento para os campeonatos nacionais e super finais, promovidos pela Federação Portuguesa de Ginástica.

 

Trampolim

O Trampolim é uma das três disciplinas da ginástica e a última, até agora, a integrar o programa dos Jogos Olímpicos, já que a sua estreia ocorreu na edição de Sydney, no ano 2000. Carateriza-se pelo desenvolvimento de rotinas de 10 saltos acrobáticos em cada série.

Duplo Mini-Trampolim

O Duplo Mini-Trampolim não é representado nos Jogos Olímpicos mas tem acento nos Campeonatos do Mundo e nos Campeonatos da Europa. Portugal tem obtido vários títulos nesta especialidade. Carateriza-se pela realização de uma corrida em direção ao aparelho (duplo mini-trampolim) para execução de 3 ou dois saltos acrobáticos.

Tumbling

O Tumbling também não tem representação nos Jogos Olímpicos mas já foi modalidade de demonstração em algumas edições. Tal como o Duplo Mini-Trampolim participa nos Campeonatos do Mundo e da Europa. Carateriza-se pela realização horizontal de 8 elementos e saltos acrobáticos numa pista com 25 metros de comprimento.

Ginástica Aeróbica

Caracterizada pela intensidade, ritmo, alegria e música ritmada, pode ser praticada por ginastas nas categorias individuais, pares mistos, trios e grupos dos escalões (infantil, iniciados, juvenis, júniores e séniores).

A Ginastica Aeróbica tem origem nas competições entre instrutores de fitness, presenters das convenções internacionais, onde os chutos altos, as flexões abdominais, os polichinelos e os push ups eram os exercícios obrigatórios de todas as rotinas da “ginástica aeróbica de competição”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *