Header image alt text


Os saltos, os banhos, os jogos, os sorrisos e as gargalhadas completaram mais um Verão de Férias Desportivas!

As Férias Desportivas do Centro Cultural e Recreativo do Alto do Moinho (CCRAM) é um projeto que tem primado pela diversidade de iniciativas e pela qualidade no estímulo da ocupação dos seus filhos, sobrinhos e/ou netos durante as pausas escolares – Natal, Carnaval, Páscoa e “férias grandes” – fomentando a aprendizagem extracurricular, ao convívio, ao desporto e à cultura.

Terminadas as nossas Férias Desportivas de Verão 2015 queremos fazer um balanço e partilhar convosco o essencial deste período compreendido entre 15 de Junho e 11 de Setembro.

Participaram largas dezenas de jovens com idades compreendidas entre os 6 e os 15 anos, sob a responsabilidade de uma equipa constituída por duas coordenadoras, 5 monitores e um motorista que se dedicaram diariamente de forma apaixonada ao projeto. De salientar dois jovens voluntários, que já à muito fazem parte da família do CCRAM, nossos jogadores de andebol, ex-alunos do Centro de estudos Moinho Sábio que, como monitores, foi para eles uma primeira experiência de trabalho, mas super divertida. Foi num espírito de boa disposição e camaradagem num empo veranil que passou autenticamente a correr.

Não esquecemos o apoio que recebemos da Câmara Municipal do Seixal (CMS) quer nas atividades desportivas (canoagem, escalada), quer de lazer (com passeio no Tejo), quer nas atividades que envolveram outras entidades, nomeadamente:  Fábrica da Felicidade, Escola de Fuzileiros e Base Naval do Alfeite, Bombeiros Voluntários de Cacilhas, Santuário do Cristo Rei  e INATEL da Costa da Caparica.

Para além do espaço de convívio dentro do Pavilhão Municipal do Alto do Moinho e do Parque das Merendas, destacamos as atividades exteriores de várias naturezas: de diversão com as muitas idas à praia e vários piqueniques em diferentes parques; de teor cultural com as visitas a diversos museus – Museu Naval, Museu da Eletricidade, Museu Berardo (no CCB), Museu da Eletricidade, Museu da Marinha, Museu da Polícia Judiciária e de teor dogmático com a visita à Quinta Pedagógica dos Olivais.

A diversidade e a ausência da rotina são dois princípios aos quais as Férias Desportivas já nos habituaram, onde os momentos oscilam entre a diversão, a amizade, o convívio e a aprendizagem que aqui se faz de forma natural através de workshops como a segurança e a nutrição e do contacto com outros temas fundamentais ao crescimento e formação dos nossos jovens.

Devido ao empenho e dedicação de todos os envolvidos, as nossas Férias Desportivas são uma referência em toda a região e por isso não podemos deixar de agradecer às entidades que têm acreditado no projeto e que têm oferecido o seu apoio, como: a Fruprogress, a Pastelaria Doce Mel, o Mac Donalds de Corroios e a Farmácia  Bento Lino, entre outras.

Um projeto singular, mas realizado no plural (pela equipa, participantes, treinadores e pais), constituído por muitas modalidades como a dança, judo,  andebol, futebol, corfebol, praia, piqueniques no campo, passeios no rio canoagem, visitas pedagógicas workshops, as nossas Férias Desportivas primam igualmente pelo apelativo preço/qualidade.

O  CCRAM em conjunto com os seus treinadores de forma voluntária proporcionou o “Dia da Modalidade”  disponibilizando as modalidades de andebol, corfebol, taekwondo, judo, jiu jitsu, karaté, trampolins, tumbling, aeróbica desportiva entre o grupo das Férias Desportiva e  os alunos da  EB1 Alto do Moinho, EB1 Quinta do Campo, EB1 Cabouca, EB 1 Corroios, Casa do Povo de Corroios. De destacar dos cerca de 40 centros de férias apoiados pela CMS somos o único que proporciona a outros jovens de forma gratuita o “Dia da Modalidade”.

Com o final das férias é tempo de receber o novo ano escolar! Dar as boas-vindas aos novos alunos e abraçar os que regressam. Começa pois um novo desafio com cada novo ano escolar. Queremos melhorar o nosso trabalho e continuar a proporcionar aos jovens da região um espaço que responda aos seus anseios e necessidades, onde se sintam seguros e acompanhados, mas acima de tudo, queremos continuar a proporcionar um espaço de aprendizagem, harmonia, convívio e de bem-estar.

Até Breve! Estamos sempre à vossa espera!