Header image alt text


“Primeiro Torneio Moinho Sábio Carnaval” de Xadrez

Realizou-se no dia 18 de Fevereiro de 2015 (Pavilhão Municipal do Alto do Moinho), entre as 14.30h e as 16.00h, o “Primeiro Torneio Moinho Sábio Carnaval” de Xadrez.

Este Torneio decorreu em Sistema Suiço de 5 rondas semi-rápidas e teve a participação de 13 alunos do Moinho Sábio. Foi organizado pelo Professor de Xadrez do CCRAM, Carlos Monteiro, após convite endereçado ao mesmo pelo Moinho Sábio através de Arminda Mira, Coordenadora Administrativa.
 
Este Torneio constituiu mais uma actividade de divulgação do Xadrez, tendo existido um bom nível de interesse por parte dos jogadores participantes.
O grande vencedor foi o Carlos Gomes que obteve 5 vitórias nas 5 partidas jogadas. O segundo lugar coube a uma jogadora feminina, a Carolina Vieira, que demonstrou excelentes capacidades para a prática do Xadrez, e o terceiro lugar foi atribuído ao jogador André Araújo, após parâmetros de desempates realizado automaticamente pelo Software Swiss Manager, utilizado na organização do Torneio.
 
Todos os resultados e classificação final do Torneio podem ser consultados no link seguinte: 
 
Nunca é demais reforçar que a prática regular do Xadrez tem inúmeros benefícios para as crianças e jovens, nomeadamente no desenvolvimento do raciocínio, inteligência, concentração e também no desenvolvimento de outras capacidades, como sejam a capacidade de previsão e antecipação, a análise de hipóteses e resolução de problemas, bem como o desenvolvimento da memória.
Em resumo, a prática regular do Xadrez ajuda no desenvolvimento dos processos cognitivos dos jovens, permitindo um crescimento saudável.