Header image alt text


Com a Cristina Videira o CCRAM também foi distinguido!


No passado dia 6 de novembro, na Sessão Solene do 179º aniversário do Município, a nossa diretora Cristina Videira foi galardoada com a Medalha Municipal de Mérito Cultural.

Desde 2006, altura em que o CCRAM iniciou a sua caminhada de recuperação e expansão que em pouco tempo o transformou na maior, mais dinâmica e mais eclética coletividade da nossa região, foi a primeira colaboradora do CCRAM a merecer tal distinção. E se alguém merecia essa honra, a Cristina foi a escolha acertada.

É impossível caracterizar o trabalho da Cristina ao longo destes oito anos em que tem colaborado com o CCRAM. Uma pessoa com um talento extraordinário, com uma dedicação sem limites, conhecimentos muito pouco comuns na comunidade e uma polivalência muito difícil de encontrar.

A sua postura e atitude são excelentes. A generosidade com que se dedica de corpo e alma, na esmagadora maioria das situações sem receber qualquer contrapartida, torna-a numa pessoa muito especial.

Tem sido a alma da expansão das atividades culturais que se registou no CCRAM. Concebeu e dirigiu espetáculos, colaborou na preparação e execução de dezenas de eventos que movimentaram centenas de participantes. Hoje como Vice-presidente das Atividades Culturais, tem sabido dirigir esta área tão complexa, motivando, entusiasmando e tornando credíveis todos os desafios que temos enfrentado.

A sua ação ultrapassou as próprias fronteiras do país. Como escritora publicou três livros. Como letrista, concebeu centenas de poemas que foram utilizados em canções, tendo ganho dezenas de prémios de melhor letra em festivais da canção um pouco por todo o país. É autora do Hino da Seixalíada, do Hino da Vila de Corroios e do Hino do nosso Festival da Canção “Moinho D’Ouro”. Criou e dirigiu as Jotas durante dezenas de anos. Criou e continua a dirigir o grupo de Arte-Musical As Cores e o grupo Black&White com o sucesso que todos reconhecem. Criou e continua a dirigir a Classe Talentos Sem Fronteiras, cujos participantes têm colecionado largas dezenas de prémios a nível nacional e internacional.

Tem sido convidada para o júri de festivais da canção internacionais que se realizam anualmente, na Rússia, na Polónia, na Turquia, em Malta, na Eslovénia, entre outros.

Arriscamos a dizer que, nos últimos anos, não haverá outra personalidade no Concelho do Seixal que tenha sido embaixadora da cultura da nossa terra com tantos êxitos como a Cristina Videira.

Assim ficámos todos vaidosos e orgulhosos com este prémio, sentindo que também é nosso. Nesta hora de alegria sentimos também que é um enorme privilégio para todo este grande coletivo que é o CCRAM, poder contar com colaboradores como a Cristina Videira!

 

Fotografias: Graça Rodrigues