Header image alt text


Dia Mundial do Livro

Celebra-se hoje o Dia Mundial do Livro, por decisão da UNESCO, desde 1995. Trata-se de uma data simbólica para a literatura mundial e serve para incentivar hábitos de leitura na população, uma vez que os livros são um importante meio de transmissão de cultura e informação e um elemento fundamental no processo educativo.

Para nós, CCRAM, partilhamos a prata da casa e assinalamos esta data fazendo uma especial referência aos livros de literatura poética da nossa escritora ANA CRISTINA VIDEIRA, dois dos quais (o 2.º e o 4.º) com a particularidade de serem acompanhados por CDs musicais, editados pelo nosso clube. Tratam-se de projetos educativos destinados aos mais novos, embora dispondo de mensagens para os adultos e que abordam as temáticas “Educar para os Valores” (2010) e “As crianças e os afetos” (2013), na vertente infanto-juvenil, cujos CDs apresentam os temas musicados e cantados por dois dos grupos integrados na arte musical do CCRAM, as Jotas e As Cores, pelos quais é responsável.

Em Junho de 2007 lançou o seu primeiro livro de poesia “Laços”, editado pela Corpos Editora, onde traça, nos seus pequenos poemas, a responsabilidade que a prende aos laços das palavras, das notas musicais, da amizade e do seu relacionamento com as CRIANÇAS.

O seu terceiro livro de poemas, “Papagaio de Papel”, foi lançado em junho de 2011, pela editora Temas Originais e é um livro de canções, com poemas originais musicados, elaborado em co-autoria com a Prof.ª Lucina Silva, responsável, à época, pelo Grupo Coral Infantil da Casa do Povo de Corroios, contando com a participação dos jovens compositores Joana Videira e João Malha.

Os poemas foram elaborados a pensar nos intérpretes e têm como objetivo levar às crianças e jovens uma mensagem incentivadora sobre a escrita poética, a música e o canto, ao mesmo tempo que pretende promover o relacionamento de grupo através da transmissão de valores tão fundamentais como a amizade, igualdade, solidariedade, justiça, família e a aceitação da grande variedade de culturas que nos rodeia.

Um brinde à cultura, à partilha de mensagens e valores da vida, às crianças e aos poemas de Ana Cristina Videira!

MARodrigues