Header image alt text


Diário de Bordo – Dia 1 – Gymnaestrada 2015


A nossa Classe Sibilas encontra-se em Helsínquia na Finlândia para participar na Gymnaestrada Mundial que decorre entre 12 e 18 do corrente. É a segunda vez que participa neste evento, que é o maior do mundo de uma só modalidade, desta vez com uma  evidência bem destacada. É uma das 15 classes que participa nos Blocos de Interior, representando oficialmente a Seleção Nacional. Há muitas outras classes que fazem parte da Delegação e vão exibir-se em atuações de cidade, mas que não integram a representação oficial formal de Portugal.

Tal como há quatro anos as nossas meninas vão-no enviando diariamente o “Diário de Bordo” que tentaremos reproduzir aqui no site e nas redes sociais. Aqui fica o Diário de Bordo do primeiro dia. Parece que está tudo a correr bem e à boa maneira portuguesa “não há problema que a nossa capacidade de improviso não ultrapasse.

Sibilas na Gymnaestrada
Dia 1
Após uma longa viagem, chegámos ao Aeroporto de Helsínquia pelas 01.45h da manhã… E sim, desta vez todas as nossas malas chegaram!
Tínhamos à nossa espera alguns elementos da Federação, que amavelmente nos ajudaram a transportar as malas para o autocarro.
Já na escola, fizemos as arrumações necessárias na sala onde iríamos dormir, deitámo-nos às 05.30h (de dia) e acordámos 3 horas depois, frescas e airosas, prontas para o primeiro dia da Gymnaestrada.
Tendo ficado instaladas um pouco longe do centro da cidade, e estando num país, cuja língua é totalmente diferente, chegar de transportes públicos ao “Messukeskus” (Campus da Gymnaestrada) revelou-se uma autêntica aventura (mas como somos muito espertas e desenrascadas demos rapidamente com o sítio e ainda servimos de guia para outros grupos).
Finalmente, após muita chuva, teve início a Cerimónia de Abertura da XV Gymnaestrada Mundial, sendo Portugal uma das maiores delegações!
Tivemos oportunidade de experimentar o verdadeiro espírito da Gymnaestrada, convivendo com atletas de várias nacionalidades, tirando fotos e trocando lembranças dos respetivos países.
Hoje vamos descansar (ainda de dia) para amanha nos estrearmos na nossa primeira atuação de Bloco de Interior.