Header image alt text


CATARINA RIBEIRO vence Festival Internacional da Canção em Portimão

A dar os primeiros passos nas participações em Festivais da Canção nacionais desde 2014, a aluna da classe Talentos Sem Fronteiras do CCR Alto do Moinho, com apenas 9 anos conquistou no passado 4 de Julho o 1º lugar do escalão infantil com a canção “Bolinhas de Sabão” acumulando distinção para o compositor José Orlando e autora Ana Cristina Videira, no Festival Internacional Chaminé D’Ouro em Portimão.

A pequena cantora estreou-se no mundo das canções em Agosto de 2014 na Gala Internacional Pequenos Cantores da Figueira da Foz, participou também no festival da canção Volta da Pedra em Palmela, na Gala dos Pequenos Cantores de S. Vicente no Seixal e no passado mês de Maio conquistou um 2º lugar no Festival Internacional “Moinho D’Ouro” do Alto do Moinho.          
Já se encontra apurada como finalista para a próxima edição da Gala Internacional Pequenos Cantores da Figueira da Foz 2015 com o tema a estrear “O livro” dedicado ao gosto pela leitura e apelando aos direitos da criança, prepara-se para dar início a uma carreira em palcos internacionais.

Pelo segundo ano consecutivo a Junta de Freguesia de Portimão, em parceria com a Alvor FM, realizou mais uma edição do Festival Internacional da Canção Infantil “Chaminé D’ouro” que teve lugar no Teatro Municipal de Portimão, trazendo ao palco os finalistas.          

Após um júri de selecção, dos muitos candidatos, foram apurados quatro finalistas para ca escalão infantil e quatro para escalão juvenil, com temas originais. A outra vertente do festival foi destinada às versões com 8 finalistas.

Um evento para crianças e jovens com idades compreendidas entre os 6 e os 15 anos, tem por objectivo promover jovens talentos a nível da interpretação, na área da música e da escrita, uma vez que dá oportunidade aos concorrentes de terem temas originais.           
A Interculturalidade foi patente neste certame, pois o forte envolvimento Cultural e Social na Comunidade Local esteve presente. Os momentos de afecto foram transmitidos nas prestações apresentadas através da música e das palavras que as canções expressavam!        
De salientar que a presença do coro infantil do Festival, composto por crianças e jovens, a cargo do Maestro António Alves, acompanhou todos os participantes assim como a banda que fez o acompanhamento musical de todos os temas. A apresentação do Festival esteve mais uma vez com a brilhante dupla, Júlio Ferreira e Isabel de Sousa, locutores da ALVOR FM.   

O C.C.R. Alto do Moinho, a Freguesia de CORROIOS e o Concelho do SEIXAL teve ainda representada entre os concorrentes finalistas, com as alunas BERTA BERTON, MARTA TORRES e MARIANA DIAS.

Catarina Ribeiro, faz parte dos 15 alunos da classe TALENTOS SEM FRONTEIRAS da Arte Musical do C.C.R.Alto do Moinho. Uma classe que desde 2012 tem vindo a crescer e a acumular destaques de pódio em festivais nacionais e internacionais como por exp.: festival Academia Almadense – Almada; Festival Volta da Pedra – Palmela; Festival Moinho de Ouro – Corroios; Gala Talentos – Fernão Ferro; Festival Chaminé de Ouro – Portimão etc. A nível internacional com primeiros, segundos e terceiros lugares: ROMÉNIA (3x), RÚSSIA (4x), POLÓNIA, MALTA, TENERIFE (2x), MACEDÓNIA entre outros. Adianta-se ainda que estes alunos cantam na sua maioria canções originais acumulando vários prémios de autor (letra e musica).    
      
Uma classe que dá voz a vários hinos, como HINO “EU,TU,NÓS” dedicado à  ONG FILHOS DO CORAÇÃO, sendo o mais recente HINO DA VILA DE CORROIOS que a Catarina e a restante classe irá brevemente gravar a estúdio. O Hino da Vila de Corroios ficará para a história da freguesia!

Parabéns a todos os alunos da classe e à pequena Catarina que se apresenta de voz doce e interpretação melodiosa, que continue a cantar, encantar e a brilhar.