Header image alt text


VIII Encontro Intercultural | Encontro de Ranchos

O programa da noite do dia 6 de fevereiro integrado no Encontro Intercultural de Saberes e Sabores, promete dar nas vistas e satisfazer os gostos mais exigentes.

Estarão em palco 5 ranchos folclóricos. Dois ranchos da nossa região, o Rancho Folclórico de Vale Milhaços que recentemente se integrou neste enorme coletivo que é o CCRAM e o Rancho Folclórico da Arrentela

O terceiro vem da zona centro, o Rancho Folclórico do Soito da Ruiva, da região de Arganil e os dois restantes vêm propositadamente de França para nos mostrarem o que sabem fazer.Um deles é formado por emigrantes portugueses a residir na região de Orsay e que são de origem de Vila Nova de Paiva. O Rancho “A Roda do Alto Paiva” foi fundado em outubro de 2008, e tem desenvolvido um trabalho de enorme importância na divulgação e defesa dos usos e costumes da sua terra da Beira Alta. O árduo trabalho de recolhas e de recriação dos costumes dos seus avós nas últimas décadas do século XIX e inícios do século XX leva este grupo a apresentar uma fiel reconstituição da vida das gentes daquela região.

Faz ainda parte do elenco de atuações um Rancho Folclórico Francês “La Bourrée”. Um Rancho com cerca de 70 anos de atividade, destaca-se pela enorme qualidade do seu trabalho. Tem feito diversas digressões ao estrangeiro e ainda recentemente esteve no Coliseu dos Recreios, em Lisboa onde entusiasmou todos os que tiveram o ensejo de o ver.

A noite de 6ª feira promete. Claro que apenas haverá sucesso se houver público. Não deixe de nos visitar!